quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Adaptação de um conto popular à actualidade

A Laura Lopes do 6.º A adaptou o conto popular "João Mandrião" à actualidade e escreveu o seguinte texto:

O João Mandrião

A mãe de João Mandrião era uma mulher viúva que trabalhava várias horas por dia numa fábrica, para dar tudo ao filho e para que nada lhe faltasse. Mas, certo dia, cansou-se e mandou-o trabalhar.

João Mandrião não teve outro remédio senão obedecer. Arranjou trabalho como empregado de mesa, mas ora deixava cair um prato, ora deixava cair uma bandeja cheia de chávenas. No fim do mês, todos estes estragos reflectiram-se no seu ordenado. Para tornar a situação ainda pior, quando no emprego lhe pediram o seu número de conta na Caixa Geral de Depósitos, João enganou-se e deu o número errado. Com tudo isto, a mãe ficou furiosa e mandou-o ir procurar outro emprego, já que a servir à mesa não era nada bom.

João assim fez e foi trabalhar como segurança na Broadway, uma discoteca nos arredores de Coimbra. Bem, desta vez, deixou-se aliciar pelo ritmo da noite e, de vez em quando, em vez de controlar as entradas e as saídas, ia dar um pezinho de dança. Quando o patrão descobriu, despediu-o com justa causa e mandou-o para casa sem lhe pagar o ordenado.

A mãe encheu-se de fúria e percebeu que João não sabia trabalhar e que nunca aprenderia a fazê-lo. Compreendeu também que lhe restava uma vida de árduo trabalho.

1 comentário: