terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sâm Mân e a Mulher Misteriosa - Parte II

O Bernardo do 6.º A escreveu a continuação e a conclusão do texto retirado de "O Templo da Promessa", que lemos na aula. O texto original encontra-se no livro Contos e Lendas de Macau.

Aqui fica o texto da sua autoria:


Sâm Mân e a Mulher Misteriosa - Parte II


Com a viagem terminada, Sâm Mân foi vender o seu chá. Procurou os seus clientes habituais e pôs-se ao trabalho. Baixou o preço do chá aos seus amigos, aumentou-o aos nobres e, num instante, vendeu-o todo.

Então, decidiu seguir a mulher que tanto o intrigara. Foi dar com ela no mercado da loiça, de que já tinha ouvido falar. Aí se apercebeu da beleza das inúmeras peças de loiça que se mostravam aos seus olhos. Não hesitou em comprar algumas com o dinheiro que ganhara com a venda de chá.

Vendo Sâm Mâm, a mulher aproximou-se e perguntou-lhe o que é que um vendedor de chá fazia ali. Sâm Mân não pensou duas vezes e respondeu que fora ao mercado da loiça observar e comprar algumas peças onde poderia guardar o seu chá. Ao ouvir isto, a mulher desconfiou ligeiramente das suas palavras. Ele percebeu o pensamento dela e, por isso, falou com ela, demonstrando ser um entendido em louça para guardar chá.

Entretanto, Wu Chen, Hsi Liang e Lao Ta vendiam os seus produtos com quase tanto êxito como Sâm Mân.

Sâm Mân sentia uma forte paixão pela mulher e declarou-se do nada, sem pensar. Qual não foi a sua surpresa quando ela confessou que sentia o mesmo. Também lhe disse que permanecera serena durante a tempestade por estar ao pé dele. Casaram e foram felizes.

Ainda hoje o nome da mulher é um mistério para Sâm Mân. Quando lho perguntou, a resposta dela foi: "Olha para o meu vestido e pensa bem".

Bernardo, 6.º A

O Bernardo preferiu não dizer qual era o nome da estranha mulher, por achar que é fácil ao leitor descobri-lo. Qual te parece ser o nome dela?

1 comentário:

  1. Eu acho que o texto que o Bernardo escreveu está muito engraçado. Parece relatar uma paixão por concretizar...

    ResponderEliminar