sábado, 17 de abril de 2010

Em 1877

Henrique Ferrer escreveu:

Em 1877, D. Rodrigo Ferreris Governador de Macau, tinha uma jovem e elegante filha, alta, de nariz afilado e cabelos negros como o carvão. Vera Ferreris cresceu no Oriente e falava Mandarim perfeito. Quando fez 18 anos, o seu pai achou que era altura de Vera retornar a Portugal.

Vera embarcou a 9 de Janeiro de 1877 na escuna inglesa «Chica» que partiu de Hong Kong rumo a Inglaterra, com escala em Singapura, Bombaim, Cidade do Cabo, Dacar e Lisboa. Vera partiu feliz, ansiosa por reencontrar as suas amigas de infância e a família com quem ia viver nos próximos tempos.

O quadro retrata o momento, às 11h55 do dia 15 de Abril de 1877, precisamente há 133 anos, em que os passageiros avistam pela primeira vez a terra portuguesa. Vera levanta-se precipitadamente, com muita expectativa e também com grande satisfação por chegar finalmente a terra firme, a Portugal, a sua terra, após muitos anos de ausência e mais de três longos meses no mar.

Em terra esperam-na dois funcionários do Reino com uma caleche, a sua tia Josefina do Canto Ramira, com quem Vera vai viver, e as suas primas Rosa e Amélia, da sua idade. Apesar das saudades dos pais, Vera está feliz com a sua nova vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário