sábado, 17 de abril de 2010

Um Sonho Reencontrado

A Carolina Dinis explica:

A mulher do quadro de Bacon chama-se Lia Zaré. Encontra-se num barco que odeia, pois foi nele que teve de ir para a Holanda.

Lia partiu da sua terra Natal, a Índia, e deixou para trás a sua única paixão, Rór Dig, para ir casar com um holandês. A sua mãe não gostava que ela tivesse orgulho em dizer que era indiana. Como nunca gostara da vida que tinha, não a queria para a filha. Por esse motivo, obrigou-a a partir.

Quando Lia chegou à Holanda, estranhou, pois estava habituada a um sol radioso e a que as pessoas tivessem cabelos pretos e uma tez morena. Na Holanda era completamente ao contrário e, por esse motivo, sentia que aquele não era o seu mundo e receava perder o seu grande amor, Rór.

Com o passar dos dias, Lia ia ficando cada vez mais triste, mais longe de si mesma e imaginava-se a falar com o seu amor. Contudo, à sua frente estava a dura realidade, o seu noivo holandês.
Pensava em fugir para a Índia, mas ia acabar por morrer à fome, pois não tinha dinheiro para se sustentar. Vivia na ilusão de que, mesmo sem comida, mas com o amor de Ror, teria forças para trabalhar e ganhar dinheiro. Mas não era verdade. Passaram dezasseis anos e Lia conseguiu reunir todas as forças que lhe restavam e fugir para a Índia.

Sentia-se nervosa e receosa, pensando que o seu amor se podia ter apaixonado por outra mulher mais bela que ela, mas tentava afastar estes pensamentos.
Durante a viagem, de repente, apareceu um barco holandês: era o seu noivo holandês a tentar raptá-la e levá-la de volta para o seu país. Foi uma luta feroz: ouviam-se canhões e os trovões da tempestade que se agravava eram cada vez mais ensurdecedores.

Lia sentia que, se continuasse no barco, ia acabar por morrer. Então, como já estava perto de terra, foi ela a próprio nado até à Índia, onde chegou sã e salva. Sentado num banco voltado para o mar, estava um rapaz a murmurar “ela vai voltar”. Mal viu Lia, abraçou-a como nunca antes. Era Rór, o seu amado.

Sem comentários:

Enviar um comentário